quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paris, lado B,

Passei onze dias na França e conheci 7 cidades diferentes. Tirei centenas de fotos e tenho histórias que dariam  vários posts nesse blog. Poderia falar dos monumentos, dos cafés, da comida, dos castelos, dos museus, dos passeios... Mas isso seria meio óbvio! E estaria competindo com as diversas publicações especializadas em viagem, némesmo?!

Bom, estão fui buscar nas fotos algo de 'lado B' da França. Coisas que me marcaram pelo inusitado, mas que no fim também contam um pouco desse país sensacional.

Olha essa banca de jornal aí ao lado. Fiquei de queixo caído. De tão bem inserida no ambiente da cidade, poderia ser uma banca de frutas do século 17 ou 18 que foi preservada e agora vende jornais. Os caras não pensam apenas nos grandes prédios e obras. Pensam em cada detalhe para manter a identidade, para que em toda esquina você tenha certeza que está em Paris, nesse caso.

Olha essa placa que meu pai viu assim meio sem querer. Até que é famosa mas a gente não sabia. A cidade está cheia desse tipo de registro. E encontrar uma dessas placas falando do Santos Dumont é sensacional. Não importa a nacionalidade dele.O que importa é registrar que ele marcou a história da cidade e por isso deve ser lembrado para sempre. Da mesma forma, mas em menor escala, que os soldados que lutaram pela Libertação da França na 2ª Guerra Mundial, por exemplo.

E esse aviso num dos elevadores da Torre Eiffel. Vi avisos como esse em vários outros pontos turísticos de Paris. Ao contrário do que possa parecer, me senti muito mais respeitado como turista ao ler essas palavras. É a realidade do lugar. E se essa é a realidade, então não há porque escondê-la. Reconhecer os nossos problemas é tão importante quanto reconhecer as nossas virtudes. E isso torna Paris ainda mais apaixonante.

E o que tem de diferente nessa foto da esquerda? Preste bem atenção e tente pensar com a cabeça de um parisiense. Ainda mais porque aqui em SP é muuuuito comum. Encontrou? Não?! Canto direito, parte de baixo. Viu?!........ Uma parede pichada....Pois é! Não lembro de ter visto pichação lá durante minhas andanças. Vi agora revendo as fotos.

Tudo isso mostra algo que não vemos muito aqui no Brasil..... Cuidado com o presente e respeito com o passado.

Abraços e beijos.

5 comentários:

  1. ...e olhos no futuro...rs...
    bisous

    ResponderExcluir
  2. ...e preocupacao com o futuro !...bisous

    ResponderExcluir
  3. Como diria um sobrinho do Ataíde: "Os franceses são muuuuuuuuito melhores!"

    ResponderExcluir
  4. Amanda, Com certeza eles têm olhos no futuro!!!
    Charles, tenho q dar o braço a torcer... eles são muuuuito bons mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Marcolin,
    Também acho!
    Deveríamos ter placas pelo Brasil marcando nossa memória:

    Sarney roubou aqui - 1912 até hoje;
    Cesare Battisti viveu ali após ser solto;
    Tiririca, o pior e mais votado comediante do mundo, foi expulso desta escola.

    Ah, e podia criar uma "Marcos, Testa, Alex, Zé, Babi e outros canalhas beberam e comeram coxinha aqui". E punha na porta do seu Antônio, marco da gastronomia e arquitetura brasileira!

    Espero que só a última faça história.
    Abs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...