quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Você está pronto para morrer?

Hoje ao ver aquelas cenas do helicóptero da Record caindo no Jóquei de SP me veio aquele sentimento que sentimos, eu pelo menos, sempre que alguém, famoso ou não, morre repentinamente. Pra morrer basta estar vivo, como diz o ditato... Fiquei imaginando como poderia ter sido o dia de um piloto qualquer até um fato desse tipo.

Toca o despertador às 5 da manhã. Tem que ser bem cedo, pois o vôo começa às 6:30h. Ainda estava escuro devido ao maldito horário de verão. E acordar ainda de noite parece que a gente nem dormiu. Bom, tem que ser.

Trocado, barbeado e alimentado, entra no quarto das filhas e dá um beijo demorado nelas que ainda dormem, como faz todos os dias. E pensa:
‘Nossa. Faz tempo que não saio com elas para a gente se divertir, ir ao cinema ou no parque. Essa vida louca que eu levo, voando a qualquer hora, sem horário pra começar nem acabar... Mas no próximo final de semana prometo que saio com elas.’.

Pensa em se despedir da esposa, mas hesita. Sai sem ao menos entrar no quarto para ver se ela estava ainda dormindo. E pensa:
‘Não sei... Não tenho vontade. Que merda de casamento. Será que o problema está em mim como ela falou ontem?’.

Dá a partida no carro, liga o rádio para ouvir a CBN e segue no caminho do trabalho. Olha para o céu que estava clareando e pensa:
‘Hoje teremos mais nuvens que ontem. Deverá chover forte ainda de tarde. Não vai ser aquela moleza de ontem, dia lindo sem chuva.’.

Chega ao heliporto. O seu companheiro de vôo já estava lá.
- E aí, cara. Tudo bem? O que já temos pra hoje?
- Olha, teve uma quadrilha que assaltou um posto de gasolina na Av. Morumbi e para fugir atravessou um caminhão na rua. Não sei mais detalhes. Vamos pra lá rápido.
- Bora!

O vôo começa sem novidades, naquela rotina de sempre. Aquela briga de ontem com a sua esposa não saia da sua cabeça. Esses pensamentos iam e vinham na sua mente, nos intervalos dos movimentos do helicóptero. De repente, ele sente um leve tranco nos pedais que controlam o rotor traseiro, que serve para evitar que o helicóptero gire em torno de si mesmo.
- Cara, é o seguinte. Vamos suspender as filmagens pois preciso pousar. Tá dando um pau no rotor traseiro. Preciso pousar antes dele falhar de vez.
- Cara, é grave? Vamos cair?
- Olha, ainda não é grave, mas pode ficar. Vou pousar no Jóquei.
- Ai meu Deus. Que Deus nos ilumine.

 O piloto faz meia-volta e se dirige ao local escolhido para o pouso de emergência. No início do trajeto ia tudo relativamente bem. Com alguma dificuldade, ele estava conseguindo manter o controle da máquina. Mas quase chegando lá, algo dá errado e tudo começa a girar. E ele pensa:
‘Não posso arriscar a vida das pessoas lá embaixo. Tenho que direcionar para o campo vazio.’

 
Ao chegar em cima do campo, a máquina sai totalmente de controle e gira ainda mais rápido. Começa a cair inapelavelmente. E ele pensa:
‘Não.Não estou pronto para morrer!!! Ainda preciso......................’

Você está pronto para morrer? E quem está?

PS: Essa é uma história que eu inventei. Poderia ter sido um acidente de carro ou um ataque cardíaco a causa da morte. Tomei apenas o fato ocorrido como pano de fundo, muito respeitosamente.

3 comentários:

  1. Filho: Eis que de repente você se revela escritor. Se você estivesse no terceiro colegial e escrevendo um blog como o atual e quisesse e ser escritor, ninguém teria razão para impedi-lo. Eu apenas o alertaria para o fato de que os escritores às vezes passam fome.
    Quanto a estar preperado para morrer, ninguém está. As pessoas que passam por um final de vida longo e doloroso, certamente acham a morte benvinda. Mas estar preparado para a dita cuja é outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Tudo leva a crer que nascer, crescer, procriar e morrer é um processo contínuo que poderia ser escrito ...morrer, nascer, crescer, procriar, morrer...etc.É o único meio deste caos fervente em que vivemos ter sentido. Os hindus dizem que nestes assuntos não devemos aceitar autoridades cujos ensinamentos agridam nosso entendimento. Devemos procurar as respostas sózinhos,dentro de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da idéia do processo contínuo. Também acho que nunca estaremos totalmente preparados. Mas hoje podemos estar mais que ontem....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...